sexta-feira, 9 de dezembro de 2011


Orem continuamente. Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. 1 Tessalonicenses 5:17, 18

Muitos de nós já escutamos a história de George Müller, um dos modernos heróis da fé no século 19. Ele foi fundador de um grande orfanato que, durante 60 anos, cuidou de mais de 10.000 órfãos. Müller era daqueles que se mantêm orando mesmo que a resposta pareça demorar.

E Deus abençoou de maneira surpreendente e miraculosa a seu orfanato, providenciando aquilo que ele necessitava, fosse em forma de dinheiro ou alimento.

Numa noite não havia alimento no orfanato para o desjejum das crianças. Mas, às três da manhã, o padeiro o chamou e disse: “Não estou conseguindo dormir. Vou agora mesmo para a padaria para fazer pão. Posso levar alguns para vocês nesta manhã?”

Outra vez aconteceu que um caminhão de leite quebrou bem em frente ao orfanato justamente no dia em que eles não tinham mais leite. O motorista do caminhão disse: “O leite vai estragar. Vocês gostariam de ficar com ele?”

Certa ocasião, Müller tinha o compromisso de pregar em Quebec. No convés do navio no qual ia viajar, ele informou ao capitão que precisava estar em Quebec no sábado à tarde. Veja como o próprio capitão relata a história:

“É impossível”, eu disse. “O senhor sabe quão densa está a neblina?”

“Não”, ele respondeu, “meus olhos não estão na densidade da neblina, mas em Deus que controla cada circunstância da vida. Nunca deixei de cumprir um compromisso em 57 anos. Vamos à cabine de comando para orar.”

Ele se ajoelhou e fez uma oração simples. Quando eu ia orar, ele pôs a mão em meu ombro e disse que eu não precisava orar. “Como você não crê que Ele vai responder e eu creio que Ele vai, não é preciso que você ore”. E acrescentou: “Capitão, conheço meu Senhor há 57 anos e não há um simples dia em que eu não tenha conseguido uma audiência com meu Deus. O senhor pode abrir a porta e verá que não há mais nevoeiro.” O nevoeiro tinha desaparecido e ele cumpriu seu compromisso no sábado.

Vez após vez, e 30 mil vezes em 60 anos, Deus respondeu às orações de George Müller. Hoje, faz bem refletir sobre este texto:

“As maiores vitórias [...] do cristão em particular [...] são as vitórias ganhas na sala de audiência de Deus, quando uma fé cheia de ardor e agonia lança mão do braço forte da oração” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 203).

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

FRUTO FIEL!!!!

Muito bom a Festa do Fruto Fiel dia 5 de Novembro!!!!
A Igreja de Cristo reunida, comunhão e muita alegria!!! Tava tudo maravilhoso!
Anderson agora é Presbítero e logo, logo estaremos com uma unidade da Igreja Vida plena em Itaboraí.
Estamos muito felizes.
Deus é Fiel!!!





quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Conselhos para quem fez escolhas erradas


"Olha para mim, e tem piedade de mim, porque estou solitário e aflito." 
Salmo 25:16

João Cruzué 

As nossas escolhas podem nos fazer felizes ou nos derrubar ao pó. E considerando que temos um péssimo hábito de escolher primeiro, para ver depois como é que fica, podemos nos ver embaraçados em redes malignas. E agora, é possível consertar uma escolha errada? O que se pode fazer para remediar isso é o tema desta mensagem.

A paz e a felicidade dependem de nossas escolhas. O ruim é que, às vezes, só descobrimos que fizemos uma escolha errada, depois que começamos a enfrentar as consequências. Eu me propus neste Blog a usar parte do tempo para fazer aconselhamento pastoral e vejo que, a cada semana, tem aumentado o número de cristãos que confidenciam suas mazelas e pedem uma palavra amiga. Embora o corre-corre diário nos atrapalhe em andar mais íntimo com Deus, o seu amor nos constrange a dizer algo que desejamos que ajude. 

É mesmo
 difícil lidar com as consequências de uma escolha errada. Há coisas que não são tão simples de apagar, como as palavras escritas na areia ou um texto rabiscado com um lápis. Olhamos para uma coisa e ao procurar pegá-la, podemos nos ferir. Foi isso que aconteceu com meu polegar esta semana. Estava limpando alguns papéis que caíram atrás do meu computador, quando espetei o dedo em um caco de vidro. Ação e consequência. 

Tempo,
 família e Igreja. Pastor Paul Youngi Cho, em um de seus livros, posicionou uma hierarquia que primeiro vinha Deus, depois a família, e em seguida a Igreja. Recebi outro dia um email de um jovem que teve seu namoro interrompido, porque seus domingos estavam comprometidos com atividades de liderança em um grupo de louvor. Como colocou isso em primeiro plano e estar com sua amada em segundo, ela terminou o namoro, e ele ficou infeliz e até desistiu da Igreja. 

Lembro-me
 que no ano em que comecei a nomorar minha esposa, eu trabalhava, fazia faculdade, morava longe da família, lavava roupas no sábado pela manhã, participava da reunião de professores de EBD á tarde, ensaiava (banda) com a mocidade no domingo, dava aulas da Escola Dominical à tarde, e à noite tinha o Culto. Como fora Jesus quem tinha me mostrado a jovem, não tivemos grandes problemas. Contudo, procurei o superintendente da EBD e propus um trato: um domingo eu ficaria à tarde na Escola, mas no outro iria à casa da moça - para namorar. Ele aceitou, e deu certo. 

Tenho
 visto, e você também, como as pessoas erram neste assunto, colocando as atividades da Igreja sempre em primeiro lugar, em detrimento da família. Resultado? filhos e conjuges aborrecidos - quando não desviados e horrorizados à simples menção da palavra: Igreja. Esse versículo não está na Bíblia, mas a paráfrase também é verdadeira: O que adianta ganhar o mundo inteiro, mas perder um filho ou a família inteira para o mundo? 

Pensar
 primeiro, e escolher depois. Tomar decisões sem orar, sem planejar, é uma coisa que tem tudo para dar errado. Em assunto de namoro, então, nem me fale... Primeiro é a pressa, depois a dissimulação: a pessoa não gosta de alguém, mas finge (engana) que sim. A Bíblia é bem clara quanto a isso, é: Sim, sim ou não, não! O que passa disso, tem o dedo do malígno por trás. Brincar com o sentimento de outra pessoa é uma atitude que tem o nome de engano. E se fosse enganar alguém, na área sentimental, pode apostar que vai colher o troco. O contrário do engano - a sinceridade - é o caminho certo, para ter a bênção de Deus. 

E o que
 fazer para reaver a paz ou a comunhão com Deus perdida, por causa de uma escolha errada? Bem, não existe um remédio milagroso que elimina todas as consequências de nossos atos ou omissões. Ficar deitado na poeira da derrota é a pior das atitudes, pois você será presa fácil do diabo. Se ele viu você caído, vai tratar de embaraçá-lo, de tal forma, para que nunca mais se levante. Há um versículo que trata deste assunto em Apocalipse 2:5 "Lembra, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não arrependeres". O cristão que deseja se concertar com Deus e com o próximo ofendido, como um carro, deve ter "marcha ré". Arrepender-se de coração, procurar a pessoa ou quem quer que seja, e agir: pedindo perdão a Deus e principalmente ao ofendido. 

Se o
 pneu do carro estiver furado, não adianta consertar a porta. 

E com
 essa analogia, queremos dizer que é preciso se humilhar sinceramente para conseguir tanto o perdão de Deus quanto da pessoa com quem falhamos. O diabo deseja que você não dê o braço a torcer. Que mantenha a soberba. Mas não é assim que Cristo nos ensina. Quer ver? Pedro vacilou feio, depois que disse ao Senhor que todos poderiam abandoná-lo, mas que ele nunca iria negá-lo... Pior que negou. Não uma, mas três vezes. E por isso ficou amargurado, e ainda levou outros discípulos de volta ao mar da derrota. E mesmo tendo sido abandonado, Jesus foi atrás de Pedro, para lhe dizer que os peixes estavam do lado direito do barco. Era só jogar a rede. 

E esta
 palavra, leva a uma outra na Bíblia. Se teu irmão pecar contra ti, vai e converse com ele, e se ele se arrepender, perdoa-lhe. E se pecar sete vezes no dia sete vezes contra ti, e vier dizendo: Arrependo-me, perdoa-lhe. Aqui está o outro lado da moeda, alguém tomou uma atitude errada e você está sofrendo com isso. E vai continuar sofrendo, se não comunicar este fato ao irmão (pessoa não estranha) para que ele saiba. Se ele se humilhar e pedir perdão - maravilha! Mas, considere também que há uma possibilidade de que isso não aconteça, e nesse caso esteja preparado para perdoar em seu coração, mesmo que ele não mereça. O perdão e o amor são atitudes. Deus nos amou primeiro, sendo nós ainda pecadores. 

E como
 se faz para se levantar da poeira da derrota ou buscar a presença de Deus perdida? O primeiro recurso é nunca colocar um ponto final em um assunto. Lucas 1:37, diz que "Para Deus não há nada impossível." A não ser ajudar uma pessoa que teima em ficar do jeito que está - deitado no pó. Há vários versículos na Bíblia, onde vemos Deus dar essa ordem: Levanta-te! O olhar de Deus sempre está atento aos que insistem. Foi Jesus mesmo que ensinou isto em Lucas 18 - na Parábola do juiz iníquo. Para se levantar, é preciso buscar a presença de Deus em orações e jejuns. Não de forma mecânica e fria, mas com sinceridade de alma, pois não podemos enganar a Deus. Há também que se fazer um concerto com os homens. 

Lembro-me
 de um moço que estava perdendo a casa para um falso irmão. O moço orava, agia, mas a casa estava sendo tomada. E por quê? Porque nosso irmão esta com a vida desordenada diante de Deus e dos homens. Devia a muitos; não pagava nem se justificava. Até fumar, estava fumando. Orientei para que procurasse seus credores e fizesse um compromisso de pagar suas contas. Do cigarro pediu perdão na Igreja. O que aconteceu? Os impedimentos saíram, e o diabo não teve mais como resistir ao anjo de Deus. Aqui volto a lembrar do caso do pneu furado. Se o problema é com o pneu, não adianta consertar a porta! É preciso fazer a nossa parte, agir quanto ao que é possível de fazer, para que, então, Deus trabalhe com as coisas impossíveis. 

O desânimo é a pior das atitudes. Moisés era morto e Josué estava desanimado, a ponto de Deus insistir três vezes dizendo para se esforçar e ter bom ânimo. Se animar é crer que Deus pode mudar a ordem natural das coisas, é acreditar que no dia de amanhã você terá reconquistado a causa perdida, porque Deus agiu na sua vida.
 

E quando
 for tomar uma nova decisão, fazer uma nova escolha, não seja precipitado. E se tiver uma dúvida quanto ao negócio - não decida. Siga em frente somente depois de ter orado bastante e estiver com seu coração em PAZ. 

A paz de Cristo,
 

Irmão João.
 

terça-feira, 16 de agosto de 2011

IGREJA CONGREGACIONAL DE VILA BRASIL - ITABORAÍ

No mês de julho estivemos na Festa das Delícias da Igreja Congregacional de Vila Brasil, em Itaboraí.
Festinha de rua, deliciosa como o nome diz. Brincamos muito e louvamos ao Senhor da nossa vida: JESUS!
Foi muito legal.
Confira as imagens:









Tantas coisas a fazer e tão pouco tempo.
Ouço isso desde criança e agora dou razão às sábias palavras...

Bem estamos de volta ao blog, atualizando-o com os acontecimentos recentes, já que não houve o tal tempo para fazê-lo:

Teve festa da roça no MYS e nós estávamos lá. Muita brincadeira e comida!!!!





Foi muito legal sair pra uma diversão santa!


segunda-feira, 11 de julho de 2011

Isac no pedaço!!!!




Isac chegou dia 27 de junho de 2011. Era muito aguardado e amado e agora é o novo príncipe da família Vida Plena junto aos outros tantos pequenos príncipes que temos.
Glorificamos o nosso Amado Deus por mais esse presente!


sexta-feira, 1 de julho de 2011

Resolvendo desafetos entre irmãos

"Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão. Mas se ele não o ouvir, leve consigo mais um ou dois outros, de modo que qualquer acusação seja confirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas'. Se ele se recusar a ouvi-los, conte à igreja; e se ele se recusar a ouvir também a igreja, trate-o como pagão ou publicano. "Digo-lhes a verdade: Tudo o que vocês ligarem na terra terá sido ligado no céu, e tudo o que vocês desligarem na terra terá sido desligado no céu. (Mt 18:15-18)

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Ainda sobre Pentecostes

As ilustrações abaixo são pra pintura:



E taí o link para os cartazes da história:

Sobre o Pentecostes

É incrível que se encontre tão pouco ensino sobre o Pentecostes para crianças na web!
Procurei exaustivamente e encontrei tão pouco que fui instigada pelo Espírito a compor uma aulinha baseada na/os parcos materiais que encontrei.
Devo agradecer aos sites Sementinha Kids, Água Viva Kids e à minha amiga, a Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças, da APEC.
Que fique registrado que o Pentecostes é uma das três festas perpétuas instauradas por Deus para o seu povo. As demais são Tabernáculos e Páscoa (do CORDEIRO!!!).
Então, aproveitem!

Para os professores:



ESPÍRITO SANTO NOSSO AMIGO, DEUS COM A GENTE!

Princípio: Quando cremos no Senhor Jesus como Salvador e o recebemos no nosso coração, Ele passa a morar dentro do nosso coração juntamente com o Espírito Santo!

QUEBRA-GELO:

 

Dinâmica da bexiga - Cheios do Espírito Santo

Pegar uma bexiga branca vazia e perguntar às crianças para que serve a bexiga?
Deixe elas falarem. Dê caminhos: -Uma bexiga vazia serve para enfeitar, para jogar.
Depois que elas falarem, encha a bexiga de ar e agora?
Serve para brincar e enfeitar?
Esvazie-a novamente. Assim como essa bexiga quando está vazia, murcha, sem brilho, nós também ficamos vazios e murchos sem o Espírito Santo, mas quando estamos cheios do Espírito Santo, ficamos bola cheia, sem o Espírito ficamos bola murcha.
Então você quer ser bola cheia ou bola murcha?


Texto para decorar: “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” João 14:26

LOUVOR: Fernandinho do Cd Faz Chover a música 9:“Derrama”

 

A DESCIDA DO ESPÍRITO SANTO

Utilizar os cartazes para contar a história

Jesus nos prometeu um outro consolador. Esse outro consolador é o Espírito Santo que habita nos corações daqueles que recebem Jesus como seu único e suficiente Salvador e vivem de acordo com o que a Palavra de Deus nos ensina.  

Quando cremos no Senhor Jesus como Salvador e o recebemos no coração, Ele passa a morar dentro do nosso coração juntamente com o Espírito Santo.

 

Quando Pedro e os outros discípulos receberam o Espírito Santo, eles saíram para as ruas de Jerusalém para contar as boas novas, para falar da Palavra de Deus e do amor de Jesus e de sua salvação. O Espírito Santo os fortalecia e dava coragem.

 

O Espírito Santo estava usando a mensagem de Pedro para trabalhar nos corações daquelas pessoas que estavam na cidade para a festa. Quando você pede ao Senhor Jesus para salvá-lo, Deus, o Espírito Santo passa a viver no seu coração e te batiza no corpo de Cristo. Foi isso que aconteceu com aquelas pessoas que aceitaram Jesus.

 

O Espírito Santo é que nos ajuda a reconhecer nossos erros, e nos dá força para vencer os nossos medos. Quando somos batizados nós recebemos uma força bem grande, a força do Espírito Santo de Deus.

Jesus também recebeu o Espírito Santo, também foi batizado e o Espírito veio até Jesus em forma de uma pombinha. Existe também outros símbolos que representam o Espírito santo:

Água: purificação, renascimento...

Fogo:  energia transformadora que ilumina, aquece, irradia....

Vento: atua sem ser visto, esta presente sem ser tocado...

Óleo: símbolo do vigor, da força, da cura...

Pomba: símbolo da leveza, da agilidade e das boas notícias...

Você recebeu Jesus no seu coração?  Então o Espírito Santo também está no templo que é você! Você tem tido alguma experiência com o Espírito Santo lhe ensinando ou guiando? (Deixe que as crianças testemunhem.) Então você precisa contar a todos que conhece do amor de Jesus e de como ele fortalece a sua vida.

 

Textos Complementares: João 14:26 – Lucas 12:12 – João 16:13 – Romanos 8:14

HORA DE CONVERSAR:

·         Como nos ajuda o Espírito Santo?

·         Como nos guia o Espírito Santo?

 

Oriente as crianças em suas respostas. Lembre-as da necessidade de buscar a Deus em orações e na leitura da Palavra, Àqueles que não sabem ler devem ser orientados a pedir ajuda dos pais ou irmãos mais velhos.

 

VAMOS ORAR: 

Líder guie todas as crianças a receberem Jesus nos seus corações numa oração de arrependimento e entrega. Depois ore agradecendo a Deus pelo seu precioso Espírito Santo e pela sua obra maravilhosa na nossa vida. Ore pedindo a Deus que ajude as crianças guiado-as com o seu Precioso Espírito Santo. E que elas se transformem em multiplicadoras de bênçãos e da Palavra de Deus.

HORA DE BRINCAR / ATIVIDADES: 

 

Filme sobre pentecostes

 

http://www.youtube.com/watch?v=JWyp8jRioU8

 





Para as crianças



ESPÍRITO SANTO NOSSO AMIGO, DEUS COM A GENTE!

 “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” João 14:26

 

A DESCIDA DO ESPÍRITO SANTO

Jesus nos prometeu um outro consolador. Esse outro consolador é o Espírito Santo que habita nos corações daqueles que recebem Jesus como seu único e suficiente Salvador e vivem de acordo com o que a Palavra de Deus nos ensina.  

Quando cremos no Senhor Jesus como Salvador e o recebemos no coração, Ele passa a morar dentro do nosso coração juntamente com o Espírito Santo.

 

Quando Pedro e os outros discípulos receberam o Espírito Santo, eles saíram para as ruas de Jerusalém para contar as boas novas, para falar da Palavra de Deus e do amor de Jesus e de sua salvação. O Espírito Santo os fortalecia e dava coragem.

 

O Espírito Santo estava usando a mensagem de Pedro para trabalhar nos corações daquelas pessoas que estavam na cidade para a festa. Quando você pede ao Senhor Jesus para salvá-lo, Deus, o Espírito Santo passa a viver no seu coração e te batiza no corpo de Cristo. Foi isso que aconteceu com aquelas pessoas que aceitaram Jesus.

 

O Espírito Santo é que nos ajuda a reconhecer nossos erros, e nos dá força para vencer os nossos medos. Quando somos batizados nós recebemos uma força bem grande, a força do Espírito Santo de Deus.

Jesus também recebeu o Espírito Santo, também foi batizado e o Espírito veio até Jesus em forma de uma pombinha. Existe também outros símbolos que representam o Espírito santo:

Água: purificação, renascimento...

Fogo:  energia transformadora que ilumina, aquece, irradia....

Vento: atua sem ser visto, esta presente sem ser tocado...

Óleo: símbolo do vigor, da força, da cura...

Pomba: símbolo da leveza, da agilidade e das boas notícias...

Você recebeu Jesus no seu coração?  Então o Espírito Santo também está no templo que é você! Você tem tido alguma experiência com o Espírito Santo lhe ensinando ou guiando? Então você precisa contar a todos que conhece do amor de Jesus e de como ele fortalece a sua vida.

 

 Leia em sua Bíblia:
João 14:26 – Lucas 12:12 – João 16:13 – Romanos 8:14

Escolha o que você mais gostou e copie aqui:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Estes são alguns dos símbolos do Espírito Santo:



  



Qual símbolo está faltando?  ___________________________

Desenhe-o neste espaço:

terça-feira, 31 de maio de 2011

O Jantar de Honra

Bispa Verônica Aguiar

Bpª Vrônica, Prª Érica, Prª Cristiane, Ruth e Prª Andréa

Nosso momento de agradecer a Bpª por tudo que ela representa pra nós.

Nossos meninos do serviço 
(da esquerda pra direita) Amilton, Alan (Bebê), Damião e Batista.
Vocês são nota 1000!


Ah!! O nosso jantar foi uma beleza!!!
Tivemos a honra de receber nossa Bispa Verônica, que nos trouxe uma palavra poderosa da parte do nosso amado Deus para nos fortalecer no espírito e restaurar nossa esperança enquanto mulheres, esposas e mães.
Foi uma noite tremenda!
Ano que vem tem mais!!!!
Somos gratas a Ti, Jesus, por nos proporcionar momentos tão felizes de comunhão!